quarta-feira, 6 de junho de 2012

Amamentação

Ando um bocado inflamada com um post que li algures sobre amamentação... Isto é assim, quem já passou por isso fala e arca com as consequências do que diz, quem não passou, lamento imenso mas esteja caladinho!

Ponto número um: não há cá super mães porque amamentam e más mães porque dão leite artificial. Essa história é uma treta. Há mães que superam bem as dores (porque não acredito que a intensidade das mesmas seja igual em toda a gente) e há mães que não superam e preferem deixar de sofrer e estar perfeitamente capazes de tomar conta dos filhos (sim, porque armar-se em super heroína nem sempre acaba da melhor forma).

Segundo: a ligação que crias com a criança é exactamente a mesma se lhe tás a dar a maminha ou se lhe tás a dar o biberão. Hello! Estás-lhe a dar comida, quer lá ele saber de que forma. Olha para ti com um ar derretido de qualquer maneira! Aliás, quando começas as sopas e as papas deixas de sentir a "tal" ligação só porque já não dás maminha? Bool sheet.

Terceiro: não há leite fraco?? Oh tanas é que não há leite fraco. Vão pró caralhinho as super mães que dizem essa trampa. Se o teu filho mama mais de uma hora e numa semana engorda 70 gramas qual é a justificação para isso? O leite é gordo e muito forte com certeza!

A dita super mãe fala de uma das vantagens da amamentação: "deixas de lavar a loiça e de arrumar a cozinha porque como só tu podes amamentar alguém tem de o fazer por ti." Hello, tivesses escolhido um bom partido e isso acontecia naturalmente! Dizeres que isso é uma das vantagens de amamentar... haja outras que essa não me convence.

Eu passei pela amamentação e sei MUITO bem o que estou a dizer. Não quero falar das vantagens nem desvantagens de um e outro, mas que ambos têm tanto vantagens como desvantagens, lá isso têm! Quando o meu filho nasceu eu comecei por amamentar única e exclusivamente. Passei dias horríveis, com dores insuportáveis e com muitas lágrimas à mistura. Durante algum tempo achei que era assim que tinha de ser: insistir e nunca desistir. Depois o Duarte foi à pediatra e só tinha engordado 70 gramas numa semana. Ela aconselhou suplemento e eu não fiz o que ela mandou. Convenci-a a tentar mais uma semana e a tomar Promil (um suplemento alimentar que ajuda na produção de leite). Mais uma semana com dores, mamilos gretados, muito desespero e pouca convicção de que estava a fazer o mais correcto. Mais uma pesagem e mais um ataque de choro. E claro, uma rebocada da pediatra porque ele não podia passar nem mais uma semana sem acrescentar suplemento a seguir ao peito. Saí de lá triste. Com a perfeita noção de que o meu filho andava a passar fome. E uma coisa vos digo, quando ele começou a mamar mais suplemento, ficou uma criança muito mais calma e eu tornei-me numa mãe muito melhor. Todo o meu stress do peso, das dores, todo aquele sofrimento horrível estava a passar para o Duarte. E haja uma mãe com coragem para me dizer que isso faz bem ao bebé que eu sou bem capaz de a deixar careca. Nenhum stress faz bem a criança nenhuma, e acima de tudo nós temos de estar bem para sermos capazes de lhes transmitirmos calma e segurança. E sabem qual é um dos maiores problemas dos bebés? Insegurança! Acham que uma mãe nervosa vai ter um filho calmo? Jamais.

Eu tentei amamentar e esforcei-me o mais que pude até ter ficado sem leite. Tenho a consciência tranquila de que passei por isso, sei o que é e sei que não quero nunca mais passar pelo mesmo. E estou consciente desta decisão. Ah e tal a famosa ligação... eu não amamento há mais de 2 meses e sabem o que aconteceu na consulta dos 4 meses? A pediatra queria-lhe fazer o rastreio visual e eu tive de sair do consultório porque ele só olhava para mim e não fixava o olhar onde era suposto! Será que se desse maminha esta "cumplicidade" podia ser ainda maior? Duvido muito. Ah, só mais uma coisa... a maminha está sempre pronta, sempre quentinho e tal... é verdade. Mas já ponderaram que há pessoas sem vontade de mostrar as maminhas ao Mundo inteiro? Sim, eu cá nunca gostei de andar às compras e ver uma mama a saltar para a boa de um qualquer bebé. Ou estar no avião e ter de ver a mãe com a mama de fora durante não sei quanto tempo. Lamento, mas a amamentação a mim não me convence.

(Sim, porque já comprovei que a prisão de ventre tanto ocorre nos bebés alimentados exclusivamente a leite materno como nos outros... e isso era a única coisa que me faria mudar de opinião

Sem comentários:

Enviar um comentário